Loading...

Notícias de Israel 24-02-13

1,929 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Feb 26, 2013

Confira o Purim 2013 em Israel, uma granja de algas no deserto do Negev e as melhores versões israelenses do meme "Harlem Shake" com o nosso correspondente Gabriel Guzovsky.

Foi Purim em Israel, uma das festas mais coloridas do ano judaico. Por toda Israel aconteceram diversas celebrações em diferentes escolas e instituições, e na maioria das cidades houveram festas de rua para a criançada, com atividades educativas, fantasias, teatro, música e apresentações. Já de noite e durante a sexta-feira de tarde aconteceram as festas a fantasia para o público adulto, um tipo de carnaval ao estilo israelense regado de música e bebidas, mas sem muita sensualidade -- especialmente por que ainda faz frio por aqui.
O Purim comemora a salvação do povo judeu das mãos do tirano Aman, na antiga Pérsia a quase dois mil e quinhentos anos atrás, pela rainha Esther e seu tio Mordechai.
Já é o segundo ano consecutivo que houveram diversas referências culturais na mídia que faziam a conexão entre o episódio e a atual relação diplomática com o Irã, que fica geograficamente aonde era a antiga Pérsia. Novamente um governante da região está ameaçando exterminar os judeus por não se ajoelharem para ele.

Uma granja de algas no Kibutz Ketura, no deserto da Arava, fez notícia esta semana. A start-up Algatech, da comunidade agrícola em Ketura, acaba de vender o seu controle, em um acordo milionário, para a gestora de fundos de private equity britânica Grovepoint Capital.
A comunidade ao norte de Eilat fundada por jovens do movimento juvenil norte-americano Young Judea em 1973, desenvolveu nos últimos 15 anos sistemas biotecnológicos para o cultivo de algas em escala industrial utilizando a energia solar, energia abundante no deserto do Negev. Não é a primeira vez que o Kibutz capitaliza o sol, já que em 2010, vendeu a companhia de energia solar Arava para a alemã Siemens.
No momento, o foco da produção industrial da start-up biotecnológica Algatech é a Astaxantina, um antioxidante poderoso que é extraído da microalga Haematococcus pluvialis e que pode ser utilizado para tratar diversas condições relacionadas com stress oxidativo, além de protetor solar.
Esta nova industria agrícola moderna que cultiva algas no deserto, foi fundada em 1998 e contou com o apoio da Jewish Colonization Association, associação remanescente da mesma associação filantrópica fundada pelo Barão de Hirsch e que foi responsável pela fundação de diversas colonias agrícolas judaicas pelo mundo,inclusive na Argentina e no sul do Brasil.

O meme internético da semana pelo mundo foram as remixagens em video de um trecho da música "Harlem Shake" do músico Baauer e a onda também se propagou pelos cybertubos israelenses. Os blogueiros em hebraico de plantão postaram as suas versões locais, e o meme foi impulsionado pelo fato de ser Purim aqui em Israel e as fantasias estarem fora do depósito. Além disso, houveram algumas versões bem criativas, explorando cenários de Israel, tradições judaicas... e outras um pouco mais políticas, como o Assad Shake, do famoso mixer israelense Noy Alooshe...

Num oferecimento de Casas Bahia, ofertas com dedicação total a você, Gabriel Guzovsky nos atualiza com notícias de Eretz Israel! Shalom Gabriel!

É o Mosaico na TV, o programa a mais tempo no ar da televisão.

Horários:
Quarta às 21h - Canal 9 da NET ou 186 da Vivo TV
Sexta às 16:30h - Canal 9 da NET ou 186 da Vivo TV

  • Category

  • License

    • Standard YouTube License

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...