Loading...

Combate à fome será prioridade da ajuda europeia ao desenvolvimento

462 views

Loading...

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Oct 16, 2012

http://pt.euronews.com/ No Dia Mundial da Alimentação costuma recordar-se que quase mil milhões de pessoas sofrem com fome. O tema não podia deixar de dominar a abertura das sétimas Jornadas Europeias do Desenvolvimento, a decorrerem terça e quarta-feira, em Bruxelas.

África é o único continente onde a fome continua a aumentar, mas mais ajuda ao desenvolvimento poderia desbloquear o seu potencial agrícola.

"Para aumentar a produtividade, precisamos de formação técnica e profissional, a fim de melhorar as sementes agrícolas, de aprender a melhor forma de as usar, de melhor gerir a irrigação e de reduzir as perdas durante o período de colheita e pós-colheita", afirmou à euronews Armando Emílio Guebuza, Presidente de Moçambique, que discursou na cerimónia de abertura.

A UE doa anualmente mil milhões de euros para lutar contra a fome, mas a Comissão Europeia (CE) já propôs aos estados-membros um aumento de 20% para a ajuda ao desenvolvimento no orçamento de 2014-2020.




"Está claro que ninguém questiona a necessidade de aumentar a ajuda ao desenvolvimento, mas discute-se como gerir o pacote global, ou seja, quanto dinheiro será canalizado pela CE e quanto pelos estados-membros", explicou Andris Piebalgs, comissário europeu para o Desenvolvimento.

Com os preços dos alimentos a subirem, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura alertou, este mês, para uma possível crise de fome semelhante à de 2007/2008.

"Além da segurança alimentar, milhares de delegados irão discutir o papel do setor privado e ideias para reforçar a sociedade civil. Serão também divulgados os relatórios de 2012 sobre Desastres Mundiais e Índice Global da Fome", acrescenta a correspondente da euronews em Bruxelas, Isabel Marques da Silva.

Sigam-nos:
No YouTube: http://bit.ly/zYBTAR
No Facebook: http://www.facebook.com/euronews.fans
No Twitter: http://twitter.com/euronewspt

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...