Loading...

Shlomo Sand - Parte 3 - A invenção da terra de Israel

984 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Apr 5, 2013

Nesta conferência, o historiador israelense Shlomo Sand expõe a essência de seu novo livro, A invenção da terra de Israel, e debate com o público presente as ideias por ele desenvolvidas nesta obra e em seu livro anterior (A invenção do povo judeu).

Com sua costumeira contundência, Shlomo Sand desconstroi por completo a mitologia erguida pelos sionistas através da manipulação de citações bíblicas. O propósito de tal manipulação é de tentar justificar com argumentos religiosos a ocupação da Palestina e a expulsão de grande parte dos habitantes autóctones para, em seu lugar, assentar os contingentes de pessoas de ascendência judaica (majoritariamente oriundos da Europa oriental) que o sionismo conseguiu levar para lá.

No debate com a audiência, Shlomo Sand revela que, embora considere que a proposta de um só Estado para a região seja moralmente superior, por razões de viabilidade prática, ele se mostra favorável à criação de dois estados: um israelense e outro palestino. No entanto, diferentemente do que Norman Finkelstein anda defendendo ultimamente, Sand mostra-se terminantemente contrário a que Israel seja um Estado judaico, ou que a Palestina venha a ser também um Estado racial ou religioso. Ele defende a existência de Israel como um Estado de todos os seus cidadãos, com direitos e deveres iguais para todos, seja qual for sua religião ou ascendência étnica. O mesmo vale para a Palestina.

A alternativa de dois estados (na concepção em que Shlomo os vislumbra) deve ser assumida porque é, segundo ele, a única que pode conseguir o consenso necessário para sua concretização. Segundo ele, a atual sociedade israelense é a mais racista de todo o mundo ocidental e, portanto, jamais aceitaria passar à condição de minoria em um Estado que foi originalmente criado exatamente com o objetivo de garantir-lhe a hegemonia.

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...