Loading...

Você Fiscal — Como fiscalizar o Boletim de Urna com ou sem o aplicativo do Você Fiscal

83,366 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Sep 26, 2014

Fiscalize a eleição, garanta seu voto.
Junte-se ao mutirão pela transparência eleitoral!
http://www.vocefiscal.org

Se você tem iOS, Windows Phone, câmera digital ou uma versão de Android incompatível com o aplicativo do Você Fiscal, veja neste vídeo como fiscalizar o Boletim de Urna mesmo assim e contribuir com a transparência eleitoral!
---
Oi pessoal, meu nome é Helder Ribeiro, sou cofundador do Você Fiscal, e hoje eu vou mostrar para vocês como tirar fotos do Boletim de Urna *sem* o aplicativo do Você Fiscal.

O aplicativo é só para Android (https://play.google.com/store/apps/de...), mas qualquer pessoa com um celular ou uma câmera digital pode fiscalizar também.

O Boletim de Urna, ou BU, é um papel parecido com esse.

No dia da eleição, quando acaba a votação às 5 horas da tarde, cada urna imprime um papel desse, que lista quantos votos cada candidato teve naquele aparelho.

O nosso trabalho como fiscal cidadão é fotografar o Boletim de Urna para depois comparar com a versão oficial do TSE e ver se houve alguma divergência.

Dá para ver que ele é meio comprido, então se a gente tirar uma foto só de longe, não dá para ler nada, e o computador do Você Fiscal também precisa entender o texto.

Então precisamos de várias fotos tiradas de perto, e o melhor jeito de fazer isso é com a técnica da pinça.

-------

A gente começa aqui do topo, esticando o papel com o polegar e o indicador, *sem* cobrir o texto, e aí tira a primeira foto.

É importante ter a ponta dos dedos na foto também, porque isso vai ajudar a conferir depois se está tudo certinho.

Então você tira a primeira foto, fecha os dedos em uma pinça, e abre para a próxima. Repare que essa parte da pinça aparece no fim de uma foto e no começo da outra.

Essa repetiçãozinha é importante para o computador saber que uma foto é continuação da outra, e juntá-las depois para reconhecer o texto.

Então você abre, tira a próxima foto, fecha, abre de novo, e vai fazendo assim até terminar o BU.
----

Depois é só enviar as fotos para o nosso email bu@vocefiscal.org ou pelo nosso site www.vocefiscal.org.

Quando o TSE divulga quem ganhou as eleições, ele também divulga uma versão oficial _digital_ de cada Boletim de Urna, aí a gente compara as fotos que você enviou com essa versão oficial.

Se não bater, quer dizer que a sua urna foi adulterada no caminho de volta, ou que houve fraude ou erro na transmissão dos dados. Aí a gente manda para o Ministério Público investigar.

----

Vale a pena lembrar que é obrigatório que sejam impressas pelo menos 5 cópias do Boletim de Urna, e que pelo menos uma delas seja afixada em um lugar publicamente visível. Quem determina isso é a resolução 23399 do próprio TSE, nos artigos 82 e 116. É possível que nem todo local de votação obedeça essa regra, então é bom levar uma cópia impressa. E lembre-se de chegar *antes* das 5 horas, porque tem lugares que fecham depois disso.

----

Não deixe essa informação morrer com você. Espalhe esse vídeo, pratique em casa com recibo de supermercado ou algum outro papel, e ensine para outras pessoas.

Lembrando: chegue antes das 5, exija e fotografe o BU.

O voto é nosso, e a responsabilidade de fazer ele valer, também.

---

Música: "Cidade Sol (Gtr.)" por Tamy, sob licença CC-BY-NC: http://ccmixter.org/files/tamy/10305

Help us caption & translate this video!

http://amara.org/v/F7Wg/

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...