Loading...

NOVA PROVA DA EXISTÊNCIA DE DEUS: ARGUMENTO EMPIRISTA IDEALISTA DE BERKELEY

4,274 views

Loading...

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Jan 23, 2012

George Berkeley (1685-1753), filósofo preferido de David Hume, citado com louvor por Schopenhauer, Bertrand Russel e Karl Popper (pensadores consagrados entre os ateus), tinha uma filosofia inteiramente centrada na existência de Deus.

O pensador irlandês parte dos sentidos, usando a mesma suposição dos ateus e agnósticos (o fato de só podermos raciocinar sobre o que percebemos no mundo físico), mas chega a conclusões inteiramente diversas, desnudando a presença divina aos leitores.

Seu luminoso argumento, costurado com lógica cirúrgica, tem sido esquecido (escondido, na verdade) por crentes e incrédulos ao longo dos séculos, que parecem vê-lo como curiosidade histórica ou divertimento mental.

O fato é que a filosofia berkeleyana tem sido favorecida pelas observações da física moderna; alguns pesquisadores estão chegando a conclusões similares (senão idênticas) às dele - como mostra o vídeo "Através do Buraco de Minhoca 1. Existe um Criador? 3"

Berkeley incomoda ambos os lados: nega o que parece inegável e afirma o que parece indizível, chocando os próprios religiosos. Merece ser trazido ao centro dos debates sobre a questão de Deus, e considerado com seriedade por todos.

Loading...

to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...