Loading...

45 HANAMATSURI 2011 FESTA DA FLORES PARTE 06 - São Paulo

232 views

Loading...

Loading...

Transcript

The interactive transcript could not be loaded.

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Uploaded on Apr 15, 2011

No Bairro da Liberdade , a Praça de mesmo nome do bairro, é um espaço democrático para diversos eventos orientais.

No dia 09 de abril ocorreu a 45 Hanamatsuri ou festival das flores. Este ebento ocorre anualmente desde 1966. A festa celebra a data do nascimento do Buda Xaquiamuni. A imagem do pequeno Buda é exposto num altar decorado com flores, e as pessoas o banham com chá doce. Uma procissão comemorativa pela Rua Galvão Bueno e outras do bairro acompanha um grande elefante branco sobre o qual está a imagem do pequeno Buda. Banda de música e crianças vestidas em traje oriental enobrece o momento.

Desde o dia 4, uma tenda foi montada na praça da Liberdade em comemoração aos 2635 anos de nascimento do Buda Xaquiamuni.e o gesto de banhar o Buda pode ser feito por toda esta semana por quem visitasse o bairro. No Japão, a data é celebrada sempre no dia 8 de abril.
No sabado 09 de abril, durante a cerimônia, foi relembrada a tragédia do terremoto e tsunami que atingiu o Japão no último mês. Também o massacre do Rio de Janeiro foi tema de discursos e preces de politicos e religiosos presentes na cerimônia. Uma oportunidade: a festa recolheu donativos que serão encaminhados à Cruz Vermelha para envio às vítimas.


O evento é organizado pela Federação das Escolas Budistas do Brasil, Associação dos Admiradores do Buda Xaquiamuni e Aliança Feminina Budista do Brasil, o evento conta ainda com o apoio da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (Acal) e da Prefeitura de São Paulo.


Dentre as authorities: o reverendo budista Kensho Kikuchi, 73, O cônsul-geral do Japão em São Paulo, Kazuaki Obe, da consulesa, Eiko Obe; do presidente da Fenivar (Federação das Entidades Nikkeis do Vale do Ribeira) e da Uces (União Cultural e Esportiva Sudoeste), Toshiaki Yamamura; do presidente da Acal, Hirofumi Ikesaki; e do presidente do Conseg-Liberdade, Akio Ogawa, entre outros.

Uma curiosidade: a imagem do elefante foi feita pelo escultor Olyntho Tahara, a pedido da Abrademi -- Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações.

Diz a lenda que, no momento de seu nascimento, uma chuva de néctar caiu sobre a cabeça de Siddharta, que deu sete passos e, do chão, apareceram flores de lótus. Daí a celebração chamar-se Festa das Flores, e as pessoas jogarem sobre sua imagem o chá adocicado.

Todos os presentes, receberam ramalhetes de flores após o banho a pequena imagem do Buda.


(Imagens: Antonia Feitoza)

Loading...

Advertisement
When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...