Loading...

Parque Nacional do Xingu - Expedições (13/12/2011)

45,077 views

Loading...

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Dec 14, 2011

Criado em 1961, por iniciativa de Darcy Ribeiro, Marechal Rondon, dos irmãos Villas-Bôas, entre outros grandes brasileiros, o Parque Indígena do Xingu possui mais de 2,5 milhões de hectares e reúne 16 etnias, entre elas os Kamayurás, Yawalapitís, Waurás, Kalapalos, Awetis e Ikpengs.

Paula Saldanha e Roberto Werneck vão além dos encantos da cultura do Xingu e mostram a situação atual do Parque que corre riscos. Entre eles, o fato de estar no meio de um território devastado pelo avanço da pecuária e da soja, pela destruição e a poluição das nascentes do Xingu, que ameaçam a sobrevivência desta importante reserva.
As lideranças do Alto Xingu, representadas pelo IPEAX, estão desenvolvendo um projeto de proteção das nascentes do grande rio que alimenta todo o Parque. Esses mananciais, que ficaram fora da área, têm sido degradados por fazendas de pecuária e de soja. São territórios indígenas sagrados que, recentemente, foram tombados como Patrimônio Cultural do Brasil.

Com a participação da família de Orlando Villas-Bôas e das maiores lideranças do Xingu, Expediçõestraz à tona o respeito pela cultura do índio brasileiro, e dá o tom da luta que o Xingu trava para manter a dignidade e o modo de vida de seu povo, durante cinco décadas.
Apresentação Paula Saldanha.
Produção RW Cine.

Loading...

Advertisement
When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...