Loading...

Para Ler... Hermano Vianna

1,063 views

Loading...

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Oct 13, 2014

O antropólogo Hermano Vianna é um caso ímpar dentro das ciências sociais no Brasil. Falando de assuntos que agradam a todos – em especial os fenômenos musicais – e com escrita acessível e sedutora, o estudioso conseguiu sair dos limites acadêmicos e levou os conceitos antropológicos para o grande público.

Para falar sobre a obra de Hermano, o SaraivaConteúdo convidou Meno Del Picchia, que, além de importante músico da efervescente cena musical de São Paulo, também é antropólogo.

Dentro do universo acadêmico, Meno teve contato com os dois principais livros de Hermano, O Mundo Funk Carioca e O Mistério do Samba, nos quais o autor estuda os fenômenos musicais e suas relações com o contexto social. “Hermano é um cara muito atento. Ele estava falando do funk carioca quase 30 anos atrás, quando as pessoas nem pensavam no funk ostentação, por exemplo”, relata Meno.

Para quem gostaria de começar a ler a obra de Hermano, Meno sugere O Mistério do Samba, que se tornou uma referência mundial, sendo até levado para outros países com o título The Mistery of Samba. “O samba é mais acessível, é mais espalhado pelo Brasil, então as pessoas têm mais familiaridade com o samba do que com o funk, por exemplo”, afirma Meno.

Além de autor dos dois títulos já citados, Hermano Vianna também fez a organização do volume Música do Brasil, que reúne fotos de Ernesto Baldan, textos de Hermano e CDs que apresentam a diversidade rítmica brasileira, tratando de diversas manifestações musicais, em todos os cantos do país.

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...