Upload

Loading...

Dōjō kun

15,451 views

Loading...

Loading...

Loading...

Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.
Published on Apr 13, 2007

DOJO KUN

A FILOSOFIA DO KARATE

A boa educação faz parte de casa, do ensinamento da familia. A academia, complementa nesse sentido.

. Ao chegar no Dojo, cumprimenta-se com, Oss;
. No treinamento, cumprimenta-se com, Oss;
. Ao se despedir, cumprimenta-se com, Oss;

Oss, palavra pequena e com grande significado para o karate-ka, ela deve ser pronunciada sempre em bom som, mostrando uma boa vontade própria e uma boa educação em tudo que se faz.

Cabe aos pais, dirigir seus filhos para uma vida melhor, pois eles, não sabem ainda, viver sozinhos, e carregam comportamento, muitas vezes, de seus coleguinhas de escola.

A educação de casa é importante para a vida do futuro adulto, e o Dojo, é apenas uma extensão dela.

Tradicionalmente, esse lema, deve ser pronunciado em japones, antes e depois da aula de karate-dô.

DOJO KUN

SEMPRE, ESFORÇAR-SE PARA A FORMAÇAO DO CARATER

. Praticar o karatê p/ obter principalmente paciência, perseverança, concentração e humildade. No kumite, desenvolver a atenção, a vontade, a piedade e o controle emocional e técnico.

SEMPRE, FIDELIDADE AO VERDADEIRO CAMINHO DA RAZAO

. A razão, faculdade de avaliar, julgar, estabelecer relações lógicas e entender; atributo exclusivo da especie humana. O karate-ka, busca tornar-se cada vez mais humano e, ao mesmo tempo que combate seu lado primitivo, cultiva o espiritual. Tenta assim, buscar os motivos, entender as consequências, refletir atitudes, compreender o mundo e a vida. O que distingue um shihan de um seito, é que o shihan, nasceu primeiro p/ a vida de reflexão em torno dos motivos que regem a vida.

SEMPRE, CRIAR O INTUITO DE ESFORÇO

. Mesmo quando não se está dando conta de algo, é importantíssimo estar tentando sempre de modo a desenvolver em si a habilidade que não possui. Quando se tem pouca paciência, é suportando um pouco mais que se aumenta. Quando se é fraco, é suportando uma carga um pouco maior que se vai conseguindo fortalecer-se.

Esforçar-se implica ir além dos limites, seja eles, fisico,metais ou espiritual. Esse item deve ser praticado sempre e, principalmente, fora do Dojo: (na Escola, esforçar-se mais no estudo e no comportamento; em Casa, no respeito e na obediência; e no Trabalho, dedicar-se c/ atenção e vontade).

SEMPRE, RESPEITAR ACIMA DE TUDO

. A essência do Karate-Dô é a cortesia, porque seu proposito é o aprimoramento pessoal, e este deve se revelar em todos os aspectos. Devemos pensar de modo mais correto, sentir de modo mais harmonioso, conseguir movimentar-se com mais equilibrio e precisão relacionando-se com os outros de modo mais sensato. Não devem importar os motivos mas, o nosso comportamento final, por isso, o "acima de tudo". Quem segue verdadeiramente este conceito não vai justificar uma conduta desrespeitosa, mas vai sempre demonstrar nas atitudes a idéia que abraça. Respeitar sempre.

SEMPRE, CONTER O ESPIRITO DE AGRESSÃO E BUSCAR DESENVOLVER O AUTO CONTROLE

. A pessoa contém em si o "instinto animal" que a faz comportar-se como tal. O animal agride quando ferido, acuado ou quando seu espaço pessoal é invadido, e neste comportamento ele muitas vezes se expõe à morte. O homem, por ser superior potencialmente, se ofendido, tem a opção de revidar ou procurar uma situação mais confortavel longe do ofensor; pode procurar uma alternativa diferente que o permita entender o seu caluniador. Só quem busca conter o lado animal, é quem realmente pode alcançar toda a dimensão do Karate-Dô, porque, vazio de todo pensamento e intenção premeditada, pode refletir o mínimo impulso que sobre ele se projeta.

LEMA

Quem segue esse lema, sabe Karate-Dô e, se torna um verdadeiro Samurai.

Três situações básicas para ser um Samurai

1. homem bom que serve a sociedade, não tem duas palavras;

2. pode morrer a qualquer momento, mas deixa seu nome limpo;

3. não tem dúvida dos seus atos, para viver ou morrer, vai até o fim no que acredita porque vive em nome da Justiça, da Ordem e da Moral.

道場訓
一.人格完成に努むること
一.誠の道を守ること
一.努力の精神を養うこと
一.礼儀を重んずること
一.血気の勇を戒むること

押忍.

Loading...

When autoplay is enabled, a suggested video will automatically play next.

Up next


to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...