A partir da tragédia causada pelas chuvas na região Serrana do estado do Rio, a presidenta Dilma Rouseff determinou a criação de comitês de proteção a crianças e adolescentes em situação de emergência. As diretrizes foram repassadas, na manhã desta sexta-feira (21/1), durante audiência com as ministras Maria do Rosário (Direitos Humanos), Iryni Lopes (Política para Mulheres) e Luiza Bairros (Promoção e Igualdade Racial), no Palácio do Planalto. À tarde, na Secretaria de Direitos Humanos, a ministra Maria do Rosário coordenou reunião para elaborar o plano que conta com a participação de representantes de sete ministérios.
"Hoje pela manhã recebemos recomendação da presidenta Dilma para darmos atenção prioritária às crianças e adolescentes que estão passando por situação de calamidade. Com isso teremos uma série de ações no sentido de darmos atenção integral", explicou Rosário.
Um levantamento realizado nos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo apontou a existência de 3,6 mil menores que demandaram ação imediata dos governos federal, estadual e municipais. De acordo com a ministra, somente quatro crianças não contam com parentes que possam abrigá-las. Deste modo, elas terão um acompanhamento mais próximo para que se encontre uma forma de serem acolhidas. As demais seguem sob guarda de familiares.
Saiba mais: http://goo.gl/eSNo9W