Imagem principal da economia de criadores

Economia de criadores

Partilhar mais com criadores, artistas e empresas e meios de comunicação significa que estes podem partilhar mais com outras pessoas. Veja como o nosso modelo de partilha de receita permitiu a criação de um ecossistema próspero com mais de três milhões de pessoas a ganhar dinheiro através do YouTube.

Como o YouTube deu início à economia dos criadores

Em 2007, o YouTube teve uma ideia radical: e se os criadores ganhassem uma parte real do valor que criam? Ao partilhar mais de metade da receita por subscrições e publicitária diretamente com criadores, artistas e empresas de meios de comunicação, o YouTube derrubou as barreiras de entrada tradicionais. Isto permitiu que qualquer pessoa tivesse a oportunidade de criar um negócio e uma marca, transformando aquilo que adora num resultado criativo que gera rendimento.

Uma parte da receita restante é continuamente reinvestida no YouTube, garantindo que os criadores têm sempre ferramentas de produção, distribuição e rentabilização de qualidade à sua disposição.

Vinte anos depois, o modelo único de partilha de receita do YouTube continua inigualável e deu origem a um ecossistema totalmente novo de negócios criativos.

Imagem da economia dos criadores

Como funciona o modelo de negócio do YouTube

A receita flui para a plataforma do YouTube com um público de 2 mil milhões de visitantes a partir de anunciantes e negócios de subscrições.

55% vai diretamente para os criadores, artistas e empresas de meios de comunicação através do Programa de Parceiros do YouTube, e tem um efeito cascata na economia em geral.

Uma parte significativa dos restantes 45% é reinvestida no negócio para manter o YouTube a funcionar ao mais alto nível.

O YouTube foi o
2.º maior contribuinte para a criação de conteúdo
em termos de gastos em conteúdo em 2024, pagando mais de 32 mil milhões de dólares aos parceiros a nível global.
Leia o relatório completo aqui
Fonte: relatório "Money in Motion" da KPMG, setembro de 2025

Como funciona o Programa de Parceiros do YouTube

O Programa de Parceiros do YouTube é a forma como criadores, artistas e empresas de meios de comunicação ganham dinheiro na plataforma.

Quando um criador atinge os 500 subscritores, torna-se elegível para se candidatar ao Programa de Parceiros do YouTube. Depois de aceites no programa e de atingirem os 1000 subscritores, os criadores desbloqueiam a receita de anúncios e começam a ganhar 55% dos anúncios apresentados nos respetivos vídeos + subscrições do YouTube Premium.

Existem também outras oito formas* de os criadores, os artistas e as empresas de meios de comunicação rentabilizarem conteúdo no YouTube, consoante o que é adequado para o respetivo negócio e público.

*Varia consoante o país
10 formas de ganhar dinheiro
Receita publicitária
Subscrições do premium
Super Chat
Super Thanks
Presentes
Super Stickers
BrandConnect
Venda de bilhetes
Apoio ao canal
YouTube Shopping

O resultado é um ecossistema próspero de
mais de 3 milhões de pessoas a ganhar dinheiro através do YouTube

Como o YouTube gera impacto global e local

O nosso modelo de negócio alimenta um ecossistema de criadores próspero a nível global e local, transformando a criatividade em receitas substanciais através de publicidade, subscrições e muito mais.

Veja como fica a nível local
Impacto global
50%

A nível global, dos canais do Programa de Parceiros do YouTube que ganharam rendimentos com 5 ou mais dígitos (USD) no YouTube em 2024, mais de 50% ganharam receita de fontes que não os anúncios e o YouTube Premium.

Fonte: dados internos do YouTube, janeiro a dezembro de 2024

Proteger os ganhos dos criadores

Para garantir que protegemos este ecossistema de criadores em expansão, temos um conjunto de Políticas de Rentabilização que cada membro do Programa de Parceiros do YouTube tem de seguir.

Explore mais

Explicação do Programa de Parceiros do YouTube
12 Futuras estrelas do YouTube que ganham dinheiro com o YouTube Shopping
Além do frame: como os visitantes definem a qualidade do conteúdo
Um futuro repleto de oportunidades, criado no YouTube