Ir para o conteúdo
Nossos compromissos

Como o YouTube gerencia o conteúdo protegido por direitos autorais?

Investimos milhões de dólares para desenvolver um pacote de gestão de direitos autorais que equilibrasse as necessidades de todo o ecossistema. Trabalhamos com detentores de direitos e criadores de conteúdo de todos os tipos para indicar os recursos apropriados com base nas necessidades e recursos específicos de cada um.

Como proteger os direitos autorais

Com nosso Pacote de gestão de direitos autorais, os proprietários têm controle sobre os materiais protegidos no YouTube. Ele usa a correspondência do Content ID, que é a melhor tecnologia do mercado para detectar potenciais violações de conteúdo. O pacote oferece três ferramentas: um formulário on-line público da DMCA, disponível para os bilhões de usuários que acessam o YouTube, a Copyright Match Tool, nossa ferramenta pensada especificamente para criadores de conteúdo e disponível para mais de três milhões deles, e o Content ID, nossa solução empresarial para quem precisa gerenciar direitos em grande escala, como gravadoras, estúdios de cinema ou associações de gestão coletiva de direitos autorais.

Os usuários do Content ID e da Copyright Match Tool são notificados automaticamente quando identificamos vídeos enviados por usuários que podem conter o trabalho criativo deles. No Content ID, são usados os arquivos de referência fornecidos pelo proprietário dos direitos. Já na Copyright Match Tool, os usuários podem conferir as correspondências com os próprios envios ou com vídeos que excluíram usando avisos válidos de remoção por direitos autorais. Além disso, os usuários do Content ID têm a possibilidade de escolher antecipadamente o que deve acontecer quando esses vídeos forem detectados. As diferentes opções que o Content ID oferece aos detentores de direitos autorais faz dessa tecnologia não só uma solução antipirataria, mas também uma ferramenta de geração de receita. Até dezembro 2022, o YouTube pagou mais de US$ 9 bilhões a proprietários de direitos autorais usando a receita de publicidade gerada pelo conteúdo que eles reivindicaram e monetizaram com o Content ID.