Imagem principal da seção Crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes

Hoje em dia, crianças e adolescentes do mundo todo têm acesso a muitas possibilidades no YouTube. Seja para descobrir temas importantes ou assistir um vídeo sobre matemática, os jovens nunca conheceram uma realidade sem esse mundo ao seu alcance. Eles cresceram, a internet se transformou, e nós nos adaptamos também.

Como funcionam os Princípios do YouTube para os Jovens

Temos um longo histórico de entrega e inovação de produtos, ferramentas e serviços para atender às demandas únicas de desenvolvimento de crianças e adolescentes. Tudo o que fazemos é orientado por cinco princípios para os jovens, que são essenciais para o trabalho do YouTube na criação de um ambiente mais seguro e enriquecedor para crianças e adolescentes.

Saiba mais

Como o YouTube oferece experiências adequadas à faixa etária

O YouTube Kids é um app que proporciona às crianças de até 12 anos um ambiente simples e divertido de descoberta, com ferramentas e controles para familiares e responsáveis.

Ele inclui quatro experiências de visualização para que a família decida quais conteúdos devem ser mostrados às crianças. Para ter controle total, a própria família pode aprovar conteúdos ou escolher uma das categorias voltadas a faixas etárias específicas.

Além das configurações de conteúdo, também é possível:

  • bloquear a pesquisa para as crianças;
  • pausar ou limpar o histórico de pesquisa das crianças;
  • definir limites de tempo de tela;
  • bloquear um vídeo ou um canal inteiro com poucos cliques.
Crianças

A experiência supervisionada foi criada para pré-adolescentes (crianças com menos de 13 anos ou a idade mínima no respectivo país ou região). É ideal para famílias e responsáveis que decidiram que a criança pode explorar mais conteúdo no app YouTube principal, mas ainda querem supervisionar essa experiência.

São três configurações de conteúdo que correspondem a diferentes formas de criação dos filhos e se adequam às diferenças no desenvolvimento individual das crianças. Cada opção oferece um nível de acesso maior ao conteúdo do YouTube. E também oferece:

  • mais controles da família (por exemplo, desativar a reprodução automática e analisar, pausar e limpar o histórico de exibição); e

  • desativação de determinados recursos normalmente disponíveis no app principal do YouTube (por exemplo, envio de conteúdo, comentários, chat ao vivo, transmissão ao vivo etc.).

Pré-adolescentes

A experiência supervisionada voluntária foi criada para adolescentes (espectadores de 13 a 17 anos na maioria dos países e regiões). Com esse recurso, famílias, responsáveis e adolescentes podem vincular contas voluntariamente. Dessa forma, os adultos têm uma ideia dos tipos de vídeos criados e comentários feitos pelos jovens. Isso dá às famílias a possibilidade de iniciar conversas e a oportunidade de aprender a criar conteúdo com segurança no YouTube.

Também adicionamos salvaguardas para que conteúdo adulto não seja visto por usuários mais jovens. Às vezes, mesmo sem violar as diretrizes da comunidade do YouTube, um conteúdo pode não ser adequado para menores de 18 anos.  Nesses casos, aplicamos restrições de idade ao vídeo. Isso é válido para vídeos, descrições, miniaturas personalizadas, transmissões ao vivo e qualquer outro produto ou recurso do YouTube.

Adolescentes

Como funcionam as políticas do YouTube para usuários mais jovens

Contamos com algumas das salvaguardas mais rigorosas para proteger nossos usuários mais jovens contra conteúdos nocivos. Elas estão descritas nas políticas disponíveis aqui.

No YouTube, não é permitido postar conteúdo que segmente menores e famílias e apresente temas sexuais, violência, obscenidades ou outros tópicos adultos inadequados para esse público.

Também atualizamos com regularidade as experiências e políticas de produtos voltados a famílias após consultar especialistas em mídia para crianças, desenvolvimento infantil, aprendizado digital e cidadania provenientes de diversas áreas acadêmicas, clínicas e sem fins lucrativos. O Comitê Consultivo de Jovens e Famílias é um grupo de especialistas independentes que contribuem com opiniões sobre produtos, políticas e serviços oferecidos pelo Google a jovens e famílias.

Como o YouTube está priorizando o bem-estar e a saúde mental de pré-adolescentes e adolescentes

Na era digital, os adolescentes enfrentam desafios únicos quando se trata de cuidar e preservar a saúde mental e o bem-estar. Sabemos que os adolescentes são nativos digitais e que a internet faz parte do dia a dia deles. Estamos aqui para guiá-los pelas novas experiências e pelas pressões que o universo on-line apresenta.

Graças ao nosso Comitê Consultivo de Jovens e Famílias, entendemos os desafios e as particularidades da jornada de desenvolvimento dos jovens. Assim, podemos oferecer as ferramentas e os produtos ideais para que eles descubram e aproveitem todo o conteúdo disponível, com o bem-estar em primeiro lugar.

Os lembretes para fazer uma pausa e da hora de dormir são ativados por padrão para adolescentes e exibidos em tela cheia. Desde o lançamento, essas ferramentas de bem-estar digital são líderes do setor e ajudam os usuários a entender e gerenciar melhor o tempo de tela.

Lembretes

Todo conteúdo que os adolescentes enviam é automaticamente configurado com o maior nível de privacidade disponível. Essa medida permite que eles tomem decisões mais coerentes sobre a presença on-line e a privacidade digital.

Configurações padrão

Em parceria com nosso Comitê Consultivo de Jovens e Famílias, criamos salvaguardas para vídeos mostrados em sequência aos adolescentes. Identificamos as categorias que, embora sejam aceitáveis em poucas visualizações, poderiam se tornar problemáticas se assistidas repetidamente por alguns espectadores. Depois, desenvolvemos formas de dispersar a visualização desses vídeos por adolescentes no mundo todo, evitando que eles assistam o mesmo conteúdo várias vezes. Isso inclui temas que vão desde comparações corporais até conselhos financeiros irreais ou agressão social.

Sequenciamento de proteção

Os painéis de recursos para crises aparecem quando os espectadores pesquisam determinados termos relacionados a suicídio, automutilação ou transtornos alimentares. Essa experiência em página inteira permite que os espectadores acessem canais de suporte externos em momentos de crise.

Recursos para crises

Saiba mais

YouTube e líderes da indústria anunciam Iniciativa de Bem-Estar Digital Juvenil
Dia da Internet Segura: ferramentas para o bem-estar de adolescentes e famílias (em inglês)
Uma abordagem colaborativa para a supervisão de adolescentes no YouTube (em inglês)
Nossa abordagem com base em princípios para crianças e adolescentes (em inglês)