133
  • LEISHMANIOSE | #TÊTE-A-TÊTE DA | com SARA REGINA

    69 views 4 days ago
    Talvez a leishmaniose não seja uma doença totalmente desconhecida para você, mas, infelizmente, vem sendo negligenciada pela sociedade, principalmente quando se trata da leishmaniose visceral canina.

    A leishmaniose visceral canina é transmitida aos cães através da picada de insetos chamados flebotomíneos, conhecidos popularmente como "mosquito-palha", "birigui" ou "cangalhinha". A transmissão depende da presença do vetor flebotomíneo, de um hospedeiro susceptível ( no caso o homem ou o cão) e o reservatório infectado, que no ambiente urbano é o cão.

    Um dos grandes desafios atuais para o combate à doença são as questões socioeconômicas, como saneamento básico, limpeza dos bairros e falta de informação da população sobre a leishmaniose. O mosquito transmissor, diferentemente do que ocorre com o mosquito da dengue, não se reproduz através da água, mas sim, por meio de matéria orgânica. Por isso é muito importante que os quintais, ruas e lixeiras sejam alvos de constante limpeza e atenção.

    Outra medida de prevenção é o controle do animal, que pode ser realizado através da vacina, coleiras inseticidas e o teste para identificar se seu animal está ou não infectado, que pode ser feito em clínicas particulares ou através de testes públicos. É recomendável que o teste seja feito no mínimo duas vezes ao ano.

    O centro de testagem em Ipatinga funciona à Rua Osvaldo Cruz, 359, bairro Cidade Nobre. O atendimento é feito de 7h30 às 15h30. Vale lembrar que, caso o seu cãozinho seja diagnosticado pelo pessoal da Zoonose com o resultado positivo, isto não é sinal de que o seu animal precisará ser sacrificado.

    A leishmaniose tem tratamento. E assim como qualquer doença, se descoberta no início, tem uma melhor resposta aos cuidados. Cuidar do seu animal é proteger também a sua família. Assim sendo, não deixe que o descuido prejudique a quem você ama.

    Para esclarecer um pouco mais sobre esse assunto, nós convidamos a médica veterinária Sara Regina, que atua também como responsável técnica da ONG “Meu Amigo Cão”. E foi um bate-papo informativo e muito bacana!
    Dúvidas? Perguntas? Sugestões? Deixe nos comentários!

    Micaela Sousa
    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Apresentação: Carla Fonseca (@carlinhasalviano21)
    Convidada: Médica Veterinária Sara Regina
    Produção (Roupas): Villa Lianda (@lojavillalianda)
    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Bem-vindos ao canal Tête-à-Tête DA, com Carla Fonseca!
    Toda semana você confere aqui entrevistas, sobre temas diversos abordados de maneira informal e o mais legal com gente como a gente!

    Tem vídeo novo no ar todo domingo, às 21h!

    SIGA NO INSTA
    Tête-à-Tête DA: https://www.instagram.com/t...
    ______________________________________________________________

    Mande suas sugestões de temas e convidados para:

    Contato: (31) 3828-9030
    E-mail: carlafonseca.da@gmail.com

    Se inscreva no canal e siga nossas redes sociais :)

    Tête-à-Tête e Portal Diário do Aço Show less
    Read more
  • Popular uploads Play all

    This item has been hidden
  • Adoção: Uma História de Amor! Play all

    This item has been hidden
  • TaT com Amélia Vaz

    This item has been hidden
to add this to Watch Later

Add to

Loading playlists...