Upload

Loading icon Loading...

This video is unavailable.

UNIR em Greve!! Agora precisa de voce

Sign in to YouTube

Sign in with your Google Account (YouTube, Google+, Gmail, Orkut, Picasa, or Chrome) to like Emergencia Mx's video.

Sign in to YouTube

Sign in with your Google Account (YouTube, Google+, Gmail, Orkut, Picasa, or Chrome) to dislike Emergencia Mx's video.

Sign in to YouTube

Sign in with your Google Account (YouTube, Google+, Gmail, Orkut, Picasa, or Chrome) to add Emergencia Mx's video to your playlist.

Uploaded on Nov 25, 2011

O reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Januário Amaral, apresentou na manhã desta quarta-feira (23), em Brasília, o pedido de renúncia ao ministro da Educação, Fernando Haddad. A assessoria do Ministério da Educação informou que o pedido será encaminhado ao Palácio do Planalto, uma vez que o cargo é de provimento da Presidência da República.

Amaral é alvo de uma sindicância do MEC em decorrência de denúncias de malversação e desvio de recursos que envolvem a Fundação Rio Madeira (Riomar), que serve de apoio à Unir. Ele tomou a decisão de renunciar ao constatar a falta de condições para conduzir a universidade.

Leia mais:

MEC apura denúncias contra reitor da Universidade Federal de Rondônia

Ameaçados de morte, professores e estudantes de RO recebem apoio de Thiago de Mello

"Operação Magnífico Januário" na Universidade Federal de Rondônia

A sindicância foi determinada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, depois que professores e estudantes montaram um dossiê de 1,5 mil páginas acusando a reitoria de corrupção e improbidade administrativa.

Professores e estudantes da Unir estavam em greve há mais de dois meses para exigir o afastamento do reitor. No começo de outubro, os estudantes decidiram radicalizar com a ocupação do prédio da reitoria, que já durava quase 50 dias.

- Quando recebemos a confirmação da renúncia, nem conseguíamos acreditar. O clima aqui na reitoria é de histeria mesmo. Essa é uma vitória da educação. É preciso aprofundar a investigação dos desmandos administrativos. Faremos assembléia para discutir a desocupação da reitoria porque nós entramos e vamos sair com classe. Agora queremos saber quem será nomeado reitor e negociar a nossa extensa pauta de reivindicações - disse a acadêmica Luana Martins, que vem atuando como porta-voz dos estudantes.
Altino Machado

Loading icon Loading...

Loading icon Loading...

Loading icon Loading...

Loading icon Loading...

Ratings have been disabled for this video.
Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.

Loading icon Loading...

Loading...
Working...
to add this to Watch Later

Add to