Alert icon
We're changing our privacy policy. This stuff matters.  Learn more  Dismiss

Homenagem a Leon Hirszman e a Gianfrancesco Guarnieri

Loading...

Sign in or sign up now!
5,548
Loading...
Alert icon
Sign in or sign up now!
Alert icon

Uploaded by on Jan 26, 2008

Homenagem a Leon Hirszman e Gianfrancesco Guarnieri. Diretor e ator do grande filme Eles não usam Black-tie.
Premiado com o Leão de Ouro no Festival de Venesa de 1981.
Neste clip as cenas finais deste grande filme brasileiro que foi merecedor deste grande premio dado no Festival de Veneza de 1981.

Eles não usam black-tie é uma peça de cunho social-política escrita e dirigida por Gianfrancesco Guarnieri para o Teatro de Arena em seus primeiros anos. A peça alia temas como greve e vida operária com preocupações e reflexões universais do ser humano. Mais tarde foi feita uma versão homônima da peça para o cinema, dirigida por Leon Hírzman e protagonizada pelo mesmo Guarnieri.

A estréia da peça foi a 22 de fevereiro de 1958. Foi a escolhida no Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena, e tirou-o da falência iminente, dado o sucesso de bilheteria que foi. Ficou mais de um ano em cartaz em São Paulo, o que era inédito no teatro brasileiro.

Os atores da montagem inicial foram Milton Gonçalves, Flávio Migliaccio, Lélia Abramo, Eugênio Kusnet, Celeste Lima, Riva Nimitz, Francisco de Assis, Henrique César, Miriam Mehler e o próprio Guarnieri.

"Black Tie" foi uma das primeiras peças brasileiras que trouxeram para os palcos personagens pertencentes ao operariado. Com exceção de "Deus lhe pague" de Joracy Carmargo, os demais textos tratavam da burguesia em peças curiosas e cômicas, muito distantes da realidade brasileira. Em "Black Tie" os protagonistas eram operários sindicalizados envolvidos em movimentos sociais.

Category:

Film & Animation

Tags:

License:

Standard YouTube License

  • likes, 0 dislikes

Link to this comment:

Share to:

Uploader Comments (oroto88)

  • Nesta cenas finais temos uma cena antológica do cinema brasileiro na minha opinião. A cena entre a grande atriz Fernanda Montenegro e o grande ator que foi Gianfrancesco Guarnieri.

    A cena da separação do feijão que vai ser cozido do feijão ruim.

    CENA ANTOLÓGICA DO CINEMA BRASILEIRO.

  • Depois de quase 27 anos da estréia deste magnífico filme que foi baseado na grande peça de Gianfrancesco Guarnieri de 1958 temos ainda uma classe operária brasileira, aqui muito bem retratada, classe colocada em segundo plano até mesmo por este atual governo dos trabalhadores que atende com subserviência aos grandes banqueiros e aos grandes senhores do poder mundial.

  • Homenagem ao grande diretor Leon Hirszman e ao grande ator e dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri. Ambos já falecidos.

    Premiado com o Leão de Ouro no Festival de Venesa de 1981.

    A Classe operária retratada no cinema!

    Neste clip estão as cenas finais deste grande filme brasileiro que foi merecedor deste grande premio dado no Festival de Veneza de 1981.

    Este grande filme é baseado na magnífica peça de Gianfrancesco Guarnieri.

see all

All Comments (3)

Sign In or Sign Up now to post a comment!
  • Comentar esse filme é quase impossível o que me dá vontade é de expressar a grande admiração que tenho pelo León e agradecer o privilégio de haver compartilhado momentos férteis de amizade e trabalho.

  • Paulo. Sempre me lembro dêsse filme. Vi no lançamento. A cena do feijão ficou gravada na minha lembrança. O retrato do Brasil. Depois de anos a situação continua a mesma.

    Um abraço, Jordão.

Loading...

0 / 00Unsaved Playlist Return to active list
    1. Your queue is empty. Add videos to your queue using this button:
      or sign in to load a different list.
    Loading...Loading...Saving...
    • Clear all videos from this list
    • Learn more