A Rabeca Chuleira - Instrumento em extinção

Loading...

Sign in or sign up now!
Alert icon
Upgrade to the latest Flash Player for improved playback performance. Upgrade now or more info.
19,457
Loading...
Alert icon
Sign in or sign up now!
Alert icon

Uploaded by on Oct 29, 2009

Excerto da grande obra de Michel Giacometti onde se pormenoriza sobre um dos mais antigos instrumentos tradicionais de Portugal.

Mais populares no Douro e Baixo Minho, está intimamente ligado à Chula.

A iconografia medieval demonstra no entanto que este instrumento fora em tempos comum a todo o Noroeste Ibérico. Prova disso é que se podem ver esculturas de tocadores de Rabeca em igrejas românicas de locais diversos como; Vila do Conde, Braga, Melgaço ou até mesmo Santiago de Compostela.

Assim, apesar de ser um instrumento antiquíssimo e muito presente até há bem pouco tempo no Norte do Pais, hoje apenas alguns grupos continuam a mostrar o seu reportório através dele.

Lamentavelmente, a Rabeca desapareceu completamente das nossas romarias tal como muitos outros instrumentos que enriqueciam a diversidade cultural e musical do nosso povo.

Para mais informação acerca da Rabeca Chuleira:

http://www.attambur.com/Recolhas/Tocadores/documento_encontro_de_tocadores_Ra...

Obrigado igualmente ao Sr. A.M que partilhou de boa vontade estas pérolas da cultura Portuguesa.

Category:

Music

Tags:

License:

Standard YouTube License

  • likes, 1 dislikes

Link to this comment:

Share to:

Uploader Comments (GabKoost)

  • bom exemplo de cultura popular portuguesa em extinção, vítima do consumo massivo de entretenimento norte-americano (e não só, muita merda se faz por cá também).

    vejam, divulguem e apreciem. acima de tudo abram os olhos

  • @larensflarens O maior problema é que até o "folclore" que por cá se faz, cheira e soa relativamente mal.

  • Gostava de saber onde posso adquirir uma rabeca! Gostava de comprar uma, mas desconheço onde posso faze-lo

  • @ricarneiro Olá Ricardo. Bem, tu que andas pelo mundo do folcore conheces com certeza o Violeiro Domingos Machado de Tebosa, Braga e ao seu museu dos cordofones. Acho que ele deve poder te ajudar nisso. Museu dos Cordofones . Se não pergunta ao rancho de São Torcato pois eles utilizam rabeca. No séc 19 este era o instrumento fundamental do Norte de Portugal, acompanhado pela viola. Todos os cancioneiros e etnógrafos assim o dizem!

  • O que até certo ponto surpreende é a riqueza da melodia e a qualidade da execução em ambiente tão despojado. A rabeca nordestina, certamente trazida de Portugal, parece bem mais rústica.

  • Sim a rabeca foi introduzida no Brasil ainda na idade media pelos Portugueses. No Brasil ela teve uma evolução mais "primitiva" do que a rabeca original Portuguesa. Isso porque no Brasil durante muitos séculos permaneceu em sociedades fechadas enquando que em Portugal evoluiu influenciado pelo VIOLINO comum que dominava a Europa. Quanto à Chula de Paus é realmente uma composição lindíssima que comprova todo o génio e arte das comunidades de antigamente. Hoje nada se faz assim.

Top Comments

  • ola tudo bem? gostei muito de ver o meu avo a tucar a rebeca chula este homem ainda e vivo e ainda toca abraco

Video Responses

This video is a response to Chula de São Pedro de Paus
see all

All Comments (54)

Sign In or Sign Up now to post a comment!
  • a vida era dura nessa época,sofri na pele,canção maravilha,na época se tocava nos bailes.

  • Casamento LINDO!! e Prefeito. A Guitarra PORTUGUESA! Rebeca Chuleira e Violino!! LINDO! LINDO!! Não deixem perder essa jóia . HERANÇA -

    PortugalcomAMOR

  • Defender a cultura Portuguesa!! as TRADIÇÕES!! HERANÇA de nossos Antepassados! é a nossa Identidade ! a Identidade de um POVO!! que se chama PORTUGALcom AMOR!!

    ChavesPortugal

  • Que BELEZA!! LINDO! meu DEUS!! não deixem perder esta maravilha do NORTE! Terra da Rebeca Chuleira, Pandareta, Adufes, Pandeiros , Bombos, Gaitas de Fole, Ferrinhos, Armónio, Ralejo e tantos outros. Ao Longo do Rio Douro !! tudo é Belo. Preservar e mimar muito.

    Gosto tanto, que delícia, o que é antigo é LINDO! TRADIÇÕES DE PORTUGALcomAMOR!

    ChavesPortugalcomAMOR

  • GOSTO MUITO , MESMO MUITO DO SOM da REBECA CHULEIRA!! Que LINDO!!

    Volte com ela as Festas e Romarias de Portugal!! Por Favor, Alguém tome conta da sua Continuação. DOURO LINDO!! NORTE AMOR!! É PORTUGAL!! AMOR.

    lsantosPortugalcom AMOR!!

  • @GabKoost

    depende dos grupos...mas ha muita escumalha ainda...

  • gosto muito deste video, vejo que naquele tempo os homens tocavam ,  SP

  • O Nordeste é phoda! Vai buscar fundo suas raízes!!! Viva Mestre Salú!!!!

  • @LCUnisom Mas que maravilha poder ver o avô, para sepre imortalizado pela sua arte... e arte e sabedoria do Michel Giacometti

Loading...
Alert icon
0 / 00Unsaved Playlist Return to active list
    1. Your queue is empty. Add videos to your queue using this button:
      or sign in to load a different list.
    Loading...Loading...Saving...
    • Clear all videos from this list
    • Learn more