Upload

Loading icon Loading...

This video is unavailable.

A arte de criar instrumento musical com sucata.

Sign in to YouTube

Sign in with your Google Account (YouTube, Google+, Gmail, Orkut, Picasa, or Chrome) to like Pantanal MIX's video.

Sign in to YouTube

Sign in with your Google Account (YouTube, Google+, Gmail, Orkut, Picasa, or Chrome) to dislike Pantanal MIX's video.

Sign in to YouTube

Sign in with your Google Account (YouTube, Google+, Gmail, Orkut, Picasa, or Chrome) to add Pantanal MIX's video to your playlist.

Uploaded on Apr 25, 2010

A arte de criar instrumento musical com sucata.

Músico, compositor, luthier, artista plástico. Assim o documentário " O Papel Principal", exibido pela TV Cultura, apresenta o versátil músico paulista Fernando Sardo.
Os sons tirados do bambu e da cabaça indicam a forte ligação dele com a natureza. Outros intrumentos mostram a iniciativa do arte educador, que ministra oficinas de lutheria, a fabricação de intrumentos, pra públicos bem diversos. O GEM, Grupo Experimental de Música, que já tem até cd lançado, nasceu de uma dessas oficinas.
O Repórter Eco acompanhou o divertido trabalho feito com crianças, que envolve o reaproveitamento de material que iria para o lixo.
Entrevista com Fernando Sardo-músico:
" Se a mangueira da tua casa, do teu jardim, estragou, cachorro mordeu, quebrou, não dá para lavar o quintal, o vaso do jardim.
..dá prá fazer um Trompete de Mangueira.
Entrevista com Fernando Sardo-músico:
"Eu acho importante a gente passar a trabalhar a ecologia, a questão do meio ambiente, sem assustar demais e pela beleza, pela diversão. A pessoa vai lá, faz um instrumento, faz uma música, se diverte. Ele desperta a consciência ecológica se divertindo. Se não fica só aquela coisa de puxa vida! tão desmatando, tem animais que estão se extingüindo, isso deixa a gente entristecido, com uma sensação de impotência".
Músico inquieto e criativo, O Fernando não queria compor apenas com a sonoridade oferecida pelos instrumentos tradicionais. E resolveu apostar nas próprias criações. Isso quando ainda era adolescente. Hoje, aos 43 anos, assina mais de 150 instrumentos de cordas e percussão.Ele também cria as chamadas esculturas sonoras. Como o nome diz, são peças usadas como instrumentos musicais. Por isso também é chamado de artista plástico.
Entrevista com Fernando Sardo-
" Eu acredito que na educação é importante sempre a gente aprender na prática, com experimentação, tendo a criatividade como ponto fundamental, porque a criatividade estimula a individualidade da pessoa, a auto estima".

Loading icon Loading...

Loading icon Loading...

Loading icon Loading...

The interactive transcript could not be loaded.

Loading icon Loading...

Loading icon Loading...

Ratings have been disabled for this video.
Rating is available when the video has been rented.
This feature is not available right now. Please try again later.

Loading icon Loading...

Loading...
Working...
to add this to Watch Later

Add to