Alert icon
We're changing our privacy policy. This stuff matters.  Learn more  Dismiss

Monsanto - Mundo Melhor

Loading...

Sign in or sign up now!
Alert icon
Upgrade to the latest Flash Player for improved playback performance. Upgrade now or more info.
4,737
Loading...
Alert icon
Sign in or sign up now!
Alert icon

Uploaded by on Sep 27, 2008

Publicidade enganosa.

Representação nº 357/03, em recurso extraordinário
Autor: Grupo de consumidores (Idec e outros)
Anunciante e agência: Monsanto e Fischer América
Relatores: Pedro Kassab, José Francisco Queiroz (voto vencedor em recurso ordinário) e
Claudia Wagner (voto vencedor em recurso extraordinário)
Decisão: Alteração
Fundamento: Artigos 1º, 2º, 6º, 27, par. 1º e 2º, e 50, letra b do Código

A Plenária do Conselho de Ética do Conar recomendou, por maioria de votos, a alteração de campanha da Monsanto, onde esta divulga conceitos sobre organismos geneticamente modificados.
A decisão confirma recomendações já propostas em primeira e segunda instâncias, como pode ser visto nas edições de março e maio/junho deste Boletim. No resumo dos acórdãos de fevereiro no site do Conar pode-se ver a íntegra do voto do conselheiro Pedro Kassab, relator de primeira instância, cujas razões foram mantidas até o trânsito em julgado da matéria.
A campanha da Monsanto foi criada pela Fischer América e cobria mídia impressa e eletrônica, trazendo a logomarca da Associação Brasileira de Nutrologia. Nas razões da denúncia ao Conar, o Instituto de Defesa do Consumidor, Idec, e vários outros consumidores afirmam considerar que a campanha encerra enganosidades e que a comercialização de produtos transgênicos era proibida no país à época da veiculação da campanha.
A Monsanto e sua agência defenderam-se, informando que as peças visavam esclarecer os consumidores sobre matéria obscurecida pela ideologia contrária à realidade dos fatos científicos e técnicos e os interesses nacionais.
Na Plenária, prevaleceu o entendimento de que o voto de primeira instância deveria ser mantido. Neste, o relator lembrou que a publicidade deve ser conduzida com inspiração educacional, tanto mais quando envolve um tema ainda cercado de polêmica, inclusive científica. Escreveu ele em seu voto: Consideramos necessário que a publicidade sobre essa matéria controvertida, tanto num sentido como noutro, não assuma a feição de verdade absoluta e legalmente vigente, pois o que se tem não é isso. O caráter peremptório das afirmações da campanha não nos parece eticamente aceitável na situação atual, o que não significa que a publicidade deva ser proibida.

Extraído de: http://www.conar.org.br/html/decisoes_e_casos/2004_outubro.htm

Category:

Education

Tags:

License:

Standard YouTube License

  • likes, 15 dislikes

Link to this comment:

Share to:

Top Comments

  • vejam o filme "O mundo segundo a Monsanto" para maiores detalhes.

  • cinicos!

see all

All Comments (15)

Sign In or Sign Up now to post a comment!
  • A Monsanto testou DDT em vietnamitas durante a guerra. O resultado é esse aqui: watch?v=YWqmw_YKwCg

    Também recomendo o documentário The Corporation, disponível no Youtube em português. A Monsanto é a maior genocida do planeta, com o consentimento dos governos.

  • sim um mundo bem melhor para essa nova ordem que esta surgindo....sim muito melhor com 80% a menos da população, mais facil controlar os 20% que sobrarem...monsanto...geito sutil, e facil de fazer isso....matar aos milhares, e aos poucos...transfomaram e comida em um inimigo mortal do nosso corpo...

  • Por que a Anvisa aceita isso?

  • Eu gostaria de saber mais sobre essa Associação de nutrologia. Será que ELES fizeram as pesquisas que os EUA, Reino Unido e outros países não fizeram à mando da Monsanto?

  • death to monsanto.

  • O mundo e principalmente o Brasi não precisa da Monsato !

  • obrigada pela informação =)

    vou pesquisar a Representação citada

  • Meu caro, a Associação Brasileira de Nutrologia foi usada ilegalmente nesse comercial. Foi o maior processo que a Monsanto levou, além de ferir os códigos, a Ética e ter muitas irregularidades. Se quiser pesquise em: Representação nº 357/03 (esse é o número processual.)

  • sério que a Associação Brasileira de Nutrologia apóia essa empresa assassina??? Como disseram mais abaixo, temos que espalhar a verdade sobre a Monsanto.

Loading...
Alert icon
0 / 00Unsaved Playlist Return to active list
    1. Your queue is empty. Add videos to your queue using this button:
      or sign in to load a different list.
    Loading...Loading...Saving...
    • Clear all videos from this list
    • Learn more