NELSON CAVAQUINHO
*28/10/1911 +17/2/1986
Biografia
Carioca, adotou o apelido Nelson Cavaquinho desde jovem, quando tocava o instrumento nas rodas de samba promovidas pelos operários da fábrica em que trabalhava. Alegando que o instrumento era muito pequeno, passou para o violão. Na década de 30 aproximou-se de sambistas da Mangueira, como Cartola, Carlos Cachaça e Zé da Zilda, para quem passou a mostrar seus sambas simples e fundamentais. Por essa época, vendia-os por pouco dinheiro. Começou a fazer algum sucesso como compositor nos anos 40, quando Cyro Monteiro gravou algumas de suas músicas. Em meados da década de 50 conheceu o parceiro Guilherme de Brito, com quem compôs sambas como "A Flor e o Espinho" (com Alcides Caminha), "Folhas Secas", Quando Eu Me Chamar Saudade" e "Pranto de Poeta". Foi uma das atrações do bar Zicartola, mantido por Cartola e a esposa Zica, onde foi descoberto, em meados dos anos 60, pelos intelectuais. Nos anos 60 teve músicas gravadas por Elizeth Cardoso, e em 1966 a CBS lançou um disco só com composições suas, com a cantora Telma Costa, produzido por Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta, em que aparece também como intérprete em algumas faixas. Com sua voz rouca, deixou gravados outros discos, em que interpreta, além das já citadas, "O Bem e o Mal" (com G. de Brito), "Juízo Final" (com Elcio Soares), "Pode Sorrir" (com G. de Brito), "Eu e as Flores" (com Jair do Cavaquinho), "Rugas" (com Ary Monteiro/ Garcez), "Rei Vadio" (com Joaquim), "Vou Partir" (com Jair Costa), "Minha Festa" (com G. de Brito), "Degraus da Vida" (com Cesar Brasil/ Antônio Braga), "Luto" (com Sebastião Neves/ G. de Brito), "Notícia" (com Alcides Bahia/ Alcides Caminha), "Palhaço" (com Oswaldo Martins/ Washington). Consagrado como um dos maiores sambistas do Brasil, foi gravado por diversos cantores, desde Chico Buarque e Paulinho da Viola até Arnaldo Antunes, que fez uma recriação para "Juízo Final" em seus disco "O Silêncio".
FONTE: "cliquemusic"
GUILHERME DE BRITO
*3/1/1922
Biografia:
Nascido no bairro carioca de Vila Isabel, ganhou um cavaquinho aos 8 anos de idade. Chegou a conhecer o vizinho mais famoso do bairro, Noel Rosa, que lhe dava caronas em seu carro. Com a morte do pai, aos 12 anos, teve que largar os estudos e trabalhar. Empregou-se na Casa Edison, e, como já compunha, ia às emissoras de rádio mostrar suas músicas aos intérpretes. Em 1955 o cantor Augusto Calheiros lança um compacto com duas composições de Guilherme de Brito, "Meu Dilema" e "Audiência Divina". Depois disso outros intérpretes passam a gravar suas músicas. Ainda na década de 50 conhece o compositor Nelson Cavaquinho, que se torna um de seus maiores parceiros. Da união dos dois nasceram clássicos como "Pranto de Poeta", "Folhas Secas", "Quando Eu Me Chamar Saudade", "Luto", "Suicídio" e "A Flor e o Espinho" (com Alcides Caminha), consagrado na gravação de Elizeth Cardoso. O primeiro disco vem em 1977, ao lado de Nelson Cavaquinho, Candeia e Elton Medeiros, onde atua como cantor, além de compositor. Três anos depois lança "Guilherme de Brito", apenas com músicas suas Atua também como pintor, já tendo sido premiado por seus quadros, e como escultor. Já expôs no Japão, onde também lançou um CD.
FONTE:"cliquemusic"
Como ele mesmo contou na entrevista de contra-capa do disco dele em 1973, há gente *matando* as canções de Nelson Cavavinho.
Você, senhor, não é um deles. Isso é realmente mais proximo do espirito de original do que muita coisa - incluindo a versão (hoje em dia) de Beth Carvalho aqui no You Tube. valeu, C.
cestrad 2 years ago
Obrigado "cestrad".
Você pegou pesado, amigo!
Beth Carvalho merece toda admiração deste pobre amador aqui. O andamento mais lento que dei foi para que a poesia-lamento ficasse aparecendo mais. Acho que esta foi a intenção dos compositores.
Nada mais que um grão de areia da interpretação de Elis está presente aí.
(Cont...)
fredhomemg 2 years ago
(Cont...)
Com todas as limitações que o amadorismo confere, entretanto.
Não posso deixar de falar que o seu comentário foi pautado de enorme boa vontade e imensa generosidade.
Um grande abraço!
fredhomemg 2 years ago
simplesmente show, bela música, bela melodia... tá de parabéns
canaldopagode 2 years ago
É gratificante receber elogios de quem é do ramo. Demonstra, também, que vocês estão caminhando pela boa estrada. Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito são pesos pesados do nosso samba. Fui até sua página e gostei, também, do que vi.
Obrigado pelas palavras e muito sucesso para vocês.
Abração.
fredhomemg 2 years ago
Bom, muito bom, bom demais, Fred! Isso é lindo, é lindo e é lindo. Maravilhosamente escolhido, belamente executado. Constelações pra vc!
apenascris 2 years ago
Não canso de dizer que esses elogios vindo de uma artista completa como você, são como combustível para outras investidas. Você não sabe o quanto me empolgo com as suas palavras. Ganhar estrelas de uma estrela não é pra qualquer um.
Obrigado!
Axé!
fredhomemg 2 years ago