Added: 2 years ago
From: GabKoost
Views: 18,900
Sort by time | Sort by thread (beta)

Link to this comment:

Share to:

All Comments (53)

Sign In or Sign Up now to post a comment!
  • Casamento LINDO!! e Prefeito. A  Guitarra PORTUGUESA! Rebeca Chuleira e Violino!! LINDO! LINDO!! Não deixem perder essa jóia . HERANÇA -

    PortugalcomAMOR

  • Defender a cultura Portuguesa!! as TRADIÇÕES!! HERANÇA de nossos Antepassados! é a nossa Identidade ! a Identidade de um POVO!! que se chama PORTUGALcom AMOR!!

    ChavesPortugal

  • Que BELEZA!! LINDO! meu DEUS!! não deixem perder esta maravilha do NORTE! Terra da Rebeca Chuleira, Pandareta, Adufes,  Pandeiros , Bombos, Gaitas de Fole, Ferrinhos, Armónio, Ralejo e tantos outros. Ao Longo do Rio Douro !! tudo é Belo. Preservar e mimar muito.

    Gosto tanto, que delícia, o que é antigo é LINDO! TRADIÇÕES DE PORTUGALcomAMOR!

    ChavesPortugalcomAMOR

  • GOSTO MUITO , MESMO MUITO DO SOM da REBECA CHULEIRA!! Que LINDO!!

    Volte com ela as Festas e Romarias de Portugal!! Por Favor, Alguém tome conta da sua Continuação. DOURO LINDO!! NORTE AMOR!! É PORTUGAL!! AMOR.

    lsantosPortugalcom AMOR!!

  • gosto muito deste video, vejo que naquele tempo os homens tocavam , SP

  • O Nordeste é phoda! Vai buscar fundo suas raízes!!! Viva Mestre Salú!!!!

  • bom exemplo de cultura popular portuguesa em extinção, vítima do consumo massivo de entretenimento norte-americano (e não só, muita merda se faz por cá também).

    vejam, divulguem e apreciem. acima de tudo abram os olhos

  • @larensflarens O maior problema é que até o "folclore" que por cá se faz, cheira e soa relativamente mal.

  • @GabKoost

    depende dos grupos...mas ha muita escumalha ainda...

  • Lembra menos a rabeca nordestina, evocando mais aquela praticada no Norte de Minas, que tem entre seus expoentes o já falecido Zé Coco do Riachão

  • Clara demonstração de uma bela herança cultural que sobreviveu às famigeradas eras de multiculturalismo

  • Comment removed

  • Belo video. Interessante para entender os caminhos que o instrumento tomou no nordeste Brasileiro...

  • Show! Muito insteressante e útil.

  • Gostava de saber onde posso adquirir uma rabeca! Gostava de comprar uma, mas desconheço onde posso faze-lo

  • @ricarneiro Olá Ricardo. Bem, tu que andas pelo mundo do folcore conheces com certeza o Violeiro Domingos Machado de Tebosa, Braga e ao seu museu dos cordofones. Acho que ele deve poder te ajudar nisso. Museu dos Cordofones . Se não pergunta ao rancho de São Torcato pois eles utilizam rabeca. No séc 19 este era o instrumento fundamental do Norte de Portugal, acompanhado pela viola. Todos os cancioneiros e etnógrafos assim o dizem!

  • Vídeo magnífico. Nota-se a pegada do arco, diferente do 'padrão' erudito apesar de concordar que a rabeca portuguesa é muito mais 'evoluída', por assim dizer, que a rabeca brasileira. Muito me encanta ter acesso à isso e saber, mais uma vez, o quanto somos povos íntimos e conectados desde sempre.

    Há outro ponto que estranhei: não há utilização de percussão? Adufes, pandeirolas ou outros?

  • @segredodasarvores A percussão é um elemento comum no folclore das regiões Nortenhas. Pandeiros, Adufes, Bombos, Caixas e Castanholas eram instrumentos muito utilizados pelo povo, No entanto note que esta situação explicita o vídeo não é uma demonstração espontânea mas sim uma recriação a pedido da equipa de filmagem. Assim a tocata não estaria completa. De realçar igualmente que não existe uma forma completa de tocar. Cada um com a sua arte e só toca quem esta!

  • ola tudo bem? gostei muito de ver o meu avo a tucar a rebeca chula este homem ainda e vivo e ainda toca abraco

  • @LCUnisom Mas que maravilha poder ver o avô, para sepre imortalizado pela sua arte... e arte e sabedoria do Michel Giacometti

  • O que até certo ponto surpreende é a riqueza da melodia e a qualidade da execução em ambiente tão despojado. A rabeca nordestina, certamente trazida de Portugal, parece bem mais rústica.

  • Sim a rabeca foi introduzida no Brasil ainda na idade media pelos Portugueses. No Brasil ela teve uma evolução mais "primitiva" do que a rabeca original Portuguesa. Isso porque no Brasil durante muitos séculos permaneceu em sociedades fechadas enquando que em Portugal evoluiu influenciado pelo VIOLINO comum que dominava a Europa. Quanto à Chula de Paus é realmente uma composição lindíssima que comprova todo o génio e arte das comunidades de antigamente. Hoje nada se faz assim.

  • existem alguns vídeos no youtube do Rancho Folclórico de S.Pedro de Paus do qual este maravilhoso tocador faz parte desde a sua fundação (1976) para kem kiser ouvir e ver nomeadamente a famosa Chula de S.Pedro de Paus!é com mt orgulho k tambem faço parte do grupo e danço ao som do violino do Sr.Manelzinho (como é conhecido)!

  • Ola, e obrigado pelo comentário. Deve ser um privilégio bailar ao som de tão grande interprete! Já fui ver alguns vídeos inclusive a chula. Muito bonito e brilhantemente representada!

  • super !!bravo for this video !!!!

  • Que grande momento pude assistir agora.

    Como habitante da freguesia de PAUS fikei maravilhado o ouvir o Tio Manel a tocar.

    Posso dizer que ja dancei vezes sem conta ao som do violino dele porque andei no rancho mais de 10 anos.

    Obrigado a kem publicou.

    Fikei mt contente.

    Grande abraço para o povo de PAUS

  • Obrigado pelo comentário e a próxima vez que vir esse grande tocador mostre-lhe o vídeo pois de certeza que não deve de o ver há décadas. Já não ser fazem tocadores desses e é preciso aproveitar todos os momentos em que eles mostrem a arte antiga!

  • Este grande tocador de violino ainda não morreu, ainda aí anda a animar muitas festas e tocar para muitos cantadores defado ao desfio,pois cantador de fado ao desafio que se preze adora cantar ao som dos lindos fados do Sr. Miguel de S. Martinho... Ainda este Verão o fui ouvir a Peixeninho (Gosende, Castro Daire) numa boda casamento. Este himem a tocar arrepia. Não sei se já tiveste este prazer de o ouvir ao vivo, mas quando o ouvires vais-m dar razão, mas este vídeo ja o demonstra

  • Infelizmente a minha zona de residência leva me a romarias e festas de outra província mas de facto adoraria ver esse Senhor ao vivo! A ver se o gravas e fazes um vídeo para por em resposta a esse. Seria muito bom vê-lo no passado e agora!

  • Vou tentar, mas por vezes é um bocado dificil, mas tenho alguns cds de desgarradas onde ele toca, e são recentes

  • Ola, gostéi mesmo de ver estas imagems e de ouvir esta linda chula tocada com instrumentos musicais diferentes do que se usa mais convencionalemente.

    Se podesse nos fazer descubrir mais um pouco...agradeçia.

    Obrigado ao Fernando e Gabkoost por partilhar.

  • Olá amigo e obrigado pelo comentário. Com tempo iremos por alguns dos extractos que acharemos mais interessantes dessa nossa riquíssima cultura popular!

  • Vídeo espectacular, sem duvida, parabens a quem o aqui pôs, é muito importante divulgar o folclore português e as nossas tradicões, porque é o que nós temos de melhor e temos que nos orgulhar disso porque é nosso!

    A verdadeira Chula de Paus, seguido de um Corridinho e uma linda Valsa, todas maravilhosamente muito bem tocadas pelo grande tocador de violino Sr. Miguel de S. Martinho...

    Parabens e metam mais vídeos destes

  • Obrigado eu por dar a conhecer o nome desse grande tocador de Rabeca. Sr. MIGUEL DE SÃO MARTINHO! IMORTALIZADO PARA SEMPRE atraves do grande MICHEL GIACOMETTI!

  • Video muito lindo eran outros tempos onde habia mais educazon y mais cultura y mais respeito con isto que ñao se azange mais fica o meu comentario obrigado senhor Gabkoost

  • Amigo Brito...ninguém se pode zangar com a VERDADE..eram sem dúvidas tempos com mais cultura e mais educação e muitas outras coisas que se perderam...que foram trocadas ainda não percebemos bem pelo quê...(se calhar por nada...)

  • Muito interessante! Videos muito educativos mesmo, deviamos aprender por eles.

  • Obrigado pelo video. Adorei , e qualidade de musica era outra tinha nastalgia e nao era para mostrar quem era melhor. Muito lindo

  • belo trabalho; senhor gabkoost, parabens

  • Os parabéns tem de ser dados a Michel Giacometti e à RTP da época pois a de hoje, prefere por pseudo actores (porque só osão devido à aparencia fisica e não pela qualidade da representação que é, para todos os efeitos, inexistentes) a dançar e cantar à pressão e passar telenovelas do que colaborar para a divulgação e preservação do real património cultural do pais. E ainda por cima é uma televisão publica...

  • epa Fernando, adorei =OOO

    mesmo!!!

    ja me tinhas falado qualquer coisa da rabeca....sinceramente, fiquei curioso para aprender a tocar =OO

    nao hei-de morrer sem saber tocar isso...

    ;)

    abraço obriigado pelo video

  • Esta musica conheço-a por "Chula de Paus" é linda! É de facto triste que se vá perdendo algumas tradições tao nossas. Isto dá gosto de ouvir!

    abraço

  • Sim, pelo que o pessoal me tem dito, parece ser de facto essa chula! Quanto ao instrumento, há alguns ranchos que ainda usam a Rabeca mas é pena que não saiam com ela à rua para FAZER folclore em vez de REPRESENTAR folclore..

  • Ya e a chula de paus...

  • (...) Os cenários que suportam estas manifestações culturais de ouro devem obrigar-nos a reflectir sobre a forma como vamos tratando o noso território. Dificilmente conseguiremos atingir a "performance" de algumas gerações que nos antecederam...

  • Ola caro amigo. Na verdade, basta dizer que durante milénios fomos completamente autónomos e vivemos em comunhão com a Natureza apesar das dificuldades decorrentes de uma vida sem assistência médica, social e afins. Hoje que temos já soluções sociais e tecnológicas, a humanidade tem de tomar outro tipo de decisões para além daquela que dê lucro imediato. Caso não o faça, deixaremos um legado de betão e de profundo vazio etno cultural aos nossos filhos e netos.

  • Caros Amigos!

    Aquilo que vão trazendo ao écran da brilhante obra de Michel Giacometti é extremamente importante para que a auto-estima da humanidade e, sobretudo, dos portugueses venha para os patamares ddevidos. Uma delícia, a panóplia de boas sonoridades e ecossistemas do nosso passado, qual lastro de um futuro que também saberemos ajudar a construir. (...)

  • Maravilhoso documentário! :)

  • bem meu amigo...mais uma vez,honras-nos com os teus maravilhosos videos,as imagens de todos os nossos antigos costumes,e´uma honra poder ver e mostrar aos meus filhos o que somos e donde viemos..e quanto orgulho devemos ter ..e salvar ..o pouco que resta..

    um abraço muito especial... ..ate ao proximo fado..

  • Eu é que agradeço comentários como o seu, para apreciadores como o Sr. que andamos a brincar pelo Youtube a divulgar histórias, sons e imagens de antigamente. Cumprimentos.

  • Boa amigo...Giacommeti rules...

    Desde a Idade Media que este instrumento nos acompanha...até que foi desaparecendo...tal como muitos outros aí fala...e até o próprio FOLCLORE já vai desaparecendo...assim como a gente que habitava este Portugal...que ele próprio já desapareceu, engolido pelas Urbanizações e Loteamentos de mau gosto que destroiram a nossa paisagem...e aos quais há quem chame de "evolução", "progresso" ou "crescimento"...

  • De facto, não só nós como toda a humanidade está a evoluir, progredir e crescer em direcção à sua destruição. Se modos de vida e de pensar menos materialistas, mais nobres e mais humanos não voltarem a fazer parte do nosso dia a dia, o futuro só pode ser negro.

Loading...
Alert icon
0 / 00Unsaved Playlist Return to active list
    1. Your queue is empty. Add videos to your queue using this button:
      or sign in to load a different list.
    Loading...Loading...Saving...
    • Clear all videos from this list
    • Learn more